Giorgio Petrosyan. Vou começar falando sobre um Kickboxer, Nak Muay que, por muitos, é considerado o mais elegante lutador em pé do planeta. Com a internet é muito tranquilo conhecer mais sobre grandes lutadores e fui agraciado com a disponibilidade de vídeos, tanto das suas lutas, como Highlights e até de análises sobre este Armenio-Italiano. http://pt.wikipedia.org/wiki/Giorgio_Petrosyan
Eu não tenho a qualidade dos textos do Jack Slack ( http://fightland.vice.com/author/jack-slack ) e é de onde tirei minha inspiração maior para tratar de postagens sobre lutas, lutadores, arte marcial em geral, mas tentarei falar um pouco sobre o que consegui identificar de alguns aspectos característicos do Giorgio em suas lutas e o porquê dele ser chamado "O Doutor".
No mundo dos strikers, como em toda arte marcial, você possui sua característica, seu estilo que, quando for de confronto ao adversário você conseguir sobrepujar sua técnica em relação a do oponente. Nos campeonatos dos quais temos acessos e muitas vezes misturam diferente artes de luta em pé (Como K1, Yokkao, Glory, WGP, dentre outros), vemos lutadores com estilos agressivos, defensivos, mais dinâmicos, mais estáticos, com estratégias definidas, com mudança dessas estratégias caso não dê certo e por aí vai.
O que chama a atenção é quando um lutador, com tantos adversários, tantas lutas, consegue vencê-los de forma tão convincente e com uma leitura de luta tão eficiente quanto sua precisão que se destaca tanto dos demais. O mundo dos strikers possui excelentes lutadores com várias características, mas dificilmente igual ao Giorgio Petrosyan. The Doctor, como é conhecido, isso devido a sua precisão nos golpes, esquivas, bloqueios, quedas, e leitura do oponente possui capacidades incríveis de mudança de característica durante uma luta que as vezes se parecem dois lutadores diferentes. Ele é considerado o mais elegante dos lutadores atualmente, e provavelmente o mais completo.
Giogio Petrosyan é canhoto, consegue se aproveitar muito dessa condição e além de ter todo esse refinamento técnico, consegue, em muitas vezes, induzir a lutadores destros movimentação de destro e abre vantagem com chutes, joelhadas e guardas abertas ou esquivas para o lado "errado".
Vou mostrar algumas características que eu vi presente em algumas lutas nas quais assisti e que provavelmente esteja em quase todas. Fiquem à vontade e se aproveitem para aprender sempre com Giorgio!
1 - Mike Zambidis
Em uma luta contra o grego, Petrosyan, que possui mais altura e envergadura consegue sempre encontrar bem a distância com sua mão da frente, utilizando jabs, fechando a visão e soltando chutes com a guarda aberta, por causa da movimentação do oponente.
Uma outra característica que é fácil de ver em qualquer outra luta do Petrosyan é sua movimentação de canhoto. Ele costuma sair após a distância segura da mão frontal do adversário, onde deixa de ficar pressionado e se movimenta circulando com segurança.
Na parte defensiva, sua esquiva é de excelência e seus contra-golpes ágeis e eficientes. Seu uso perfeito da condição de canhoto ajuda o timming para entrada de chutes altos (como Cro cop) e joelhadas na linha de cintura como Lyoto Machida faz muito.
Uma tática muito inteligente da parte de Giorgio é seu modo de andar no ringue. Normalmente consideramos agressivos/ofensivos os lutadores que sempre andam para frente e defensivo quem recua e circula em quantidade. Petrosyan consegue ser os dois, quando anda, consegue ter precisão dos golpes, também pela facilidade de encontrar a distância para suas entradas e, na maioria das vezes, após andar para frente, ele recua alguns passos, confundindo o adversário com sua movimentação, abrindo brechas para contra-golpes sobre golpes ineficazes dos oponentes que não conseguiram encontrar a distância do queixo de Petrosyan.
Prestem atenção no caminhar para frente com agressividade e no primeiro Gif sua andada de recuo com contra-golpes.
2 - Buakaw
Não vou falar de todas as lutas, mas colocarei imagens de algumas que demonstram técnicas que estão em praticamente todas a lutas do Petrosyan, sendo estas as mais marcantes do seu estilo.
Contra o Tailandês a história não foi tão simples, alguém com o estilo mais estático, semelhante ao Italo-armenio, com um jogo defensivo de excelência, boa postura, firmeza, bons bloqueios, sabendo utilizar contra-golpes, golpes frontais como o jab, teep dentro outros, Buakaw conseguiu criar dificuldades a Giorgio e já no primeiro round mostrou que sua experiente carreira lhe deixa prevenido contra algumas artimanhas de canhotos, fazendo, dar gosto de ver.
No round 1, Petrosyan não fez muita coisa, utilizando o round como round de estudo, porém, Buakaw se aproveitou que encontrou primeiro a distância e chutando a perna de trás, perna normalmente pouco acostumada a levar chutes e como boa arma de um autêntico Nak Muay, segurou o teep do Giorgio, contra-golpeando com um lindo chute na cabeça, coisa que foi tentada no início do round sem sucesso de Petrosyan.
3 - Andy Souwer
Contra o holandês a tônica foi basicamente soltar o jab sempre antes de algum golpe de trás, devida à movimentação de Souwer, sempre que o jab era lançado ele tendia a se inclinar na direção do golpe mais forte de Petrosyan, facilitando o trabalho do Kickboxer italiano.
4 -Albert Krauss
Como eu já disse anteriormente, sua postura de canhoto, se bem utilizada, o privilegia perante os destros, que por mais que treinem com alguém canhoto, tem em sua maioria parceiros de sparring destros. Contra este holandês ele utilizou bastante recursos deste tipo, como a joelhada de encontro.
Além disso, utilizou da movimentação de avanço/recuo para utilizar contra golpes e esquivas.
E usou muita finta de teep frontal para soltar jabs, aproveitando sua envergadura.
5 - Dzhabar Askerov
Ao enfrentar o Russo, que treina na Tailândia, a luta foi mais próxima, onde Giorgio Petrosyan teve que utilizar outro recurso que é possível em lutas em pé que não o Boxe: O empurrão. Como a distância ia ficando muito curta, Petrosyan abusou do uso de empurrões para conseguir distância para desferir seus golpes.
Também continuou com sua movimentação lateral com ótimas esquivas.
Bem, acho que essa pode ser uma parte 1 da análise do Doutor Giorgio Petrosyan.
De brinde da parte 1 vou colocar o link de um vídeo com análise de momentos de outras lutas e mais técnicas (em inglês) feitas pelo Jack Slack.
Ainda não pensei em um padrão para textos deste tipo, mas assim que encontrá-lo tentarei deixar menos amador e mais agradável à leitura.